Piratas da rede

Sem dúvidas, há dias assim, mesmo no seio desta magnifica instituição, o relatório de hoje é uma espécie de grito.
Um gajo passa a vida neste mundo a fazer o quê? Das poucas coisas que um gajo se pode dar por feliz é por saber que não sabe o que vai acontecer amanhã.
Já repararam nas vantagens que se podem tirar da incerteza, pode ser uma questão metafísica dizem alguns, outros criam composições musicais gigantescas, um bom exemplo disso é o álbum THE WALL dos Pink Floyd, já agora aconselho a todos a ouvirem um excerto dessa obra prima do século XXI, neste caso chama-se THE TRIAL, tirem da NET e oiçam que vale bem a pena….e se puderem vejam o vídeo que ainda é melhor, LINDO…”Good morning, The Worm, Your Honour,The Crown will plainly show,The prisoner who now stands before you, was caught red-handed showing feelings.Showing feelings of an almost human nature .This will not do Call the schoolmaster!”

“Crazy, toys in the attic, i am Crazy”
Mas hoje vim aqui para falar da Pirataria, aquela da moda, a informática, ou dos chamados downloads ilegais. Acaba por ser um crime ao estilo daquele que é personificado pelos Pink Floyd na tal musica THE TRIAL.
Como todos sabem, as empresas cinematográficas e discográficas declararam guerra aos downloads de mp#3 e dos filmes, pelo menos relativamente aqueles que funcionam na base de troca directa entre users usando um browser ftp para o efeito.
Fundamentam tal luta, com a violação dos direitos de autor e a perda de receitas económicas, desvalorizando assim o trabalho dos artistas envolvidos.

Criaram então, aquilo que chamaram de downloads legais, ou seja, o sistema é o mesmo mas quem quiser sacar os ficheiros paga por isso. Quem o fizer na candonga, ou seja, prevaricando a lei, será punido nos termos legais com uma pena que, pode chegar aos 3 anos de privação de liberdade num magnifico estabelecimento prisional e correccional Português, dando assim a possibilidade da pessoa que foi presa se redimir do seu acto bárbaro e socialmente reprovável, pagando assim a divida para com a sociedade, sendo que ainda lhe é facultada a possibilidade de desenvolver uma arte no cumprimento do seu período em cárcere, o que pode passar por artes pasteleiras, mecanografia, trafico de droga, tapeçaria, olaria, artes marciais, culturismo, vandalismo assistido, gestão de recursos humanos para benefícios económicos através da aquisição gratuita de bens alheios através de meios obscuros e estrategicamente estudados em grupo (também vulgarmente conhecido como associação criminosa).

Ora, vamos lá ver quem são os maiores prevaricadores no nosso pais, fazendo uma estatística em cima do joelho aparece-nos logo a cabeça, criminosos entre os 9 e os 18 anos, esses bandidos maléficos, passam os dias inteiros a retirar musicas, filmes e jogos da Internet… inadmissível, depois aparece logo a faixa etária dos estudantes universitários, que também procedem da mesma forma, mas estes usam métodos mais ousados, a sua base de operações é a universidade através de computadores do Estado, pumba, enchem os seus leitores de MP#3 com musicas e dvd´s com filmes…essa bandidagem.
Em terceiro lugar temos os trintões, geralmente funcionários públicos ou pessoas com cargos de baixa remuneração, chegam a casa e é vê-los a sacar filmes e musicas para depois vender, ou via Internet, ou na feira de Carcavelos ao Domingo de manhã, quem é que nunca ouviu esse belo pregão “OLHÓ O FILME PA MENINA E PÓ MENINO, AINDA NÃO TÁ NO CINEMA MAS JÁ TÁ EM CARCAVÉÉÉÉÉÉÉÉÉLOOOOOOSSSSSS” ou então “Ó MEU SENHOR, OLHE O QUE TEMOS AQUI PARA SI, O RABINHO DOS BOSQUES E AS SUAS 7 AMIGAS MALUCAS, OU PREFERE O CACETE DO PRAZER?” Estes são geralmente os mais destemidos, porque apregoam o produto do crime em viva voz e para toda a gente ouvir. O que me causa uma certa confusão, é o facto das autoridades policiais, ainda não estarem devidamente informadas sobre este crime horrível, porque é frequente vê-los comprar estes filmes aos próprios criminosos, estranho.
No fim da lista de bandidos do download, temos a terceira idade, esses são aqueles que menos cometem este crime, e quando o fazem até têm uma certa atenuante, coitados, porque geralmente as musicas ou os filmes que eles procuram, são reposições de cópias em VHS ou cassetes de banda magnética que passaram para DIVX. A maior procura incide sobre filmes como a Saída dos operários dos irmãos lumiére, a obra completa de Charlie Chaplin, e esse grande ícone da pornografia, proibido em Portugal durante o antigo regime, O Ultimo Tango em Paris, com a celebre cena orgasmica quando o personagem principal usa manteiga para servir de vaselina a quando da interacção sexual com a companheira.

Ora, tudo isto não é mais do que atirar areia aos olhos do pobre consumidor, esta luta contra os downloads é uma hipocrisia, querem acabar com ela, baixem os preços das entradas nos cinemas, os preços dos CD´s e DVD, vão ver que o problema resolve-se num instante.
Num pais como o nosso, em que o poder de compra é baixíssimo, encontramos à venda no mercado, CDS, DVDS a preços astronómicos, mais caros do que no resto da Europa RICA, alem disso os cinemas aumentam os preços dos ingressos quase mensalmente, depois admiram-se que as pessoas corram para o computador para conseguir ouvir a sua musica preferida ou para ver um filme.
Mais ridículo ainda são as campanhas de dissuasão da actividade ilegal, com ameaças de Coimas aplicadas pela Sociedade de autores Portuguesa, ahahahhaha, esta então da-me vontade de rir, no dia que eu receber uma coima destes palhaços vou é processa-los por me andarem a incomodar.Para quem não sabe, as multas são exclusivas dos tribunais e são o resultado de um processo ou de uma irregularidade processual, as coimas resultam de processos contra ordenacionais e são exclusivos de entidades publicas, PSP, Câmaras Municipais, Repartições de Finanças, Segurança Social, etc.. que as aplicam a quando de um incumprimento por parte de um utente.

A sociedade “protectora” dos Autores Portugueses, é uma associação sem fins lucrativos, como tal a mesma não está habilitada a aplicar coimas seja a quem for, nem aos seus próprios associados, a única forma que têm de ressarcir os autores que reclamarem de uma eventual violação de um dto, é como qualquer cidadão, recorrendo ao tribunal e instaurando um processo Cível para o efeito e que o mesmo está dependente de uma sentença favorável, a mesma depende de provas e essas mesmas provas passam por, testemunhos de alguém que viu o prevaricador a actuar, de provas materiais, como registos dos downloads que estão todos sob segredo profissional dentro da empresa fornecedora do serviço de Internet, segredo esse que só pode ser levantado por ordem judicial, que mesmo assim pode ser interpretada como violação de um direito pessoal se atendermos ao facto de que o computador é um objecto de trabalho e uso pessoal.

Caros amigos, querem um conselho, não cometam Pirataria porque de facto ela é crime, mas se puderem também não consumam os produtos originais até que os preços sejam justos, boicotem esta merda toda para esses caras de pixa mole baixarem os preços.
“Se fosse para prender todos os piratas cibernéticos, o pais teria a densidade populacional do ALASKA, e Lisboa seria habitada por 250 pessoas no activo, com mais de 75 anos”

1 Comments:
Keru aki dijer xe fax favor, que como membro da excewente banda Dzert (deserto de ideias mas rico em vulgaridades) que a pirataria é muito mau pawa todox ox grandex artixtax k komo eu fartam-xe de "trabalhar" para depois ksguir kumer umas pitas xeias de wixo na kabeça, max com grandax mamax.
Abaixo a pirataria, ixo nao é cool
Nao sejax um fatewa
ps: xou akewe gajo com molhox de pinta e o maix bonito do gwupo.
ps: amo-te muito pwincexa, éx o amor da minha vida
ps: nao te keru deixar nunca
ps: pax e amor pa todos os dreadx e o pessoaw krtido
Enviar um comentário
<< Home